Feixes e molas que apresentam quebra na região do furo de centro

Referente as lâminas e feixes de molas que apresentam quebras no furo de centro, esta ocorrência está ligada aos seguintes fatores:

Grampos de fixação

Grampo solto. Após a instalação do feixe ou a substituição de alguma lâmina do feixe, é obrigatório fazer o reaperto dos grampos após o primeiro carregamento (Veículos Pesados). Para a linha de veículos leve, incluindo ônibus, orientamos a conferir o reaperto após a primeira circulação do veículo.

Para equipamentos zero quilômetro, siga as instruções do manual do fabricante.

Grampos de fixação

Material de baixa resistência à tração, podendo ocorrer deformação no corpo do grampo no momento da montagem/aperto e depois do grampo aplicado.

Grampos de fixação – Alto torque.

Torque fora dos limites estabelecidos causam sérias deformações nos grampos, levando a deformação plástica do material (consultar tabela de torque).

Separadores de grampos e uso de porcas

O reparador deve estar atento ao tipo de separador de grampos utilizado, e se este separador é do mesmo modelo da curvatura do grampo aplicado para que não ocorra divergência de raio. Este tipo de ocorrência também leva a soltura dos grampos.

Obs. Fazer uso de porca dupla com grau de resistência superior ou da mesma classe de resistência do grampo aplicado.

Causa: A falha do material, ou início da trinca ocorre na área onde chamamos de região inativa (área do separador de grampos) ao retirar o material para fazer o furo do pino de centro, esta área se torna frágil. O centro da mola é onde se concentra toda tensão gerada pelo sistema de suspensão, sofrendo qualquer trabalho nesta região, ocorrerá quebra no furo de centro.

Menu